Processo de Revisão
Os textos submetidos à Revista Conexões Amazônicas serão avaliados pelo Editor-chefe quanto à adequação ao escopo da revista, à Política Editorial e às orientações aos autores de como publicar.
Se aceitos pelo editor, os textos serão submetidos à revisão aberta de dois revisores, membros do corpo editorial ou convidados. A revisão é aberta, com identificação dos autores e revisores. Os revisores irão verificar a contribuição do texto à popularização da ciência sobre a Amazônia, o tratamento dado ao tema, e a consistência, qualidade e nível de compreensão do texto. O primeiro revisor será da área de conhecimento do trabalho submetido, enquanto o segundo revisor será de área distinta. Isso garante uma melhor avaliação do caráter de popularização da ciência do artigo.
Após a revisão concluída, um dos revisores entrará em contato com o autor para indicar se o trabalho foi aceito ou rejeitado para publicação e, se necessário, sugerir alterações. As sugestões podem incluir formas de escrita do texto, alteração de termos técnicos, formatação de imagens para torná-las mais chamativas e menos técnicas, dentre outras.
Tão logo sejam aprovados após as revisões, os artigos são diagramados e publicados, sem a necessidade de esperar o fechamento do volume anual.
O fluxograma abaixo resume as etapas envolvidas no processo de revisão.