Conheça nosso projeto educativo
O ato de colecionar é uma atividade amplamente praticada na sociedade em diferentes faixas etárias e culturas. Com a 1ª Oficina de Coleções Biológicas, evento de popularização de ciência realizado em novembro de 2022 na cidade de Tefé (AM), foi possível oferecer a professores e estudantes diferentes práticas de montagem, organização e utilização de coleções focadas no grupo de peixes.
O uso de coleções didáticas permite a aproximação de estudantes à natureza através da observação, registro e interpretação dos seres que a compõem.
Com uma coleção biológica didática em sala de aula, professores(as) têm a oportunidade de trabalhar a observação da evolução das formas vivas, as mudanças de morfologia das espécies ao longo do tempo, e a consequente formação de novas espécies. Tal prática torna-se mais acessível e atrativa quando é ilustrada pelas diversas formas e características compartilhadas entre as espécies.
Nesse sentido, a apresentação da 1º OCB incluiu atividades com três níveis de complexidade:
Prática de colecionar peixes em um álbum de figurinhas evidenciando a diversidade de peixes amazônicos.
Visualização de uma coleção de peixes impressa com foco nos ambientes onde os peixes vivem.
Montagem e uso de uma coleção didática de peixes em sala de aula.
Foram produzidos quatro materiais educativos para os diferentes públicos-alvo da 1ª Oficina de Coleções Biológicas: profissionais da área de educação e estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e superior. Para cada público, foram oferecidas palestras com instruções sobre como utilizar tais materiais. Acesse os materiais produzidos abaixo.
O material “Minha Coleção de Peixes” consiste em um álbum de figurinhas contendo 50 espécies de peixes. Ao longo do álbum são destacadas informações sobre as espécies de peixes de forma lúdica. A distribuição das figurinhas para compor o álbum é um exercício de criação de uma coleção.
Público-alvo: estudantes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano)
Como citar: Silva, B. D., Oliveira, J. A., Costa, D. G., Vieira, T. M., Hercos, A. P. 2022. Álbum de figurinhas Minha Coleção de Peixes. Tefé: IDSM.
O material “Coleção Escolar” consiste em uma coleção impressa em formato de mural (banner) com uma ilustração dos diferentes ambientes que os peixes habitam na Amazônia, tais como rios, paranás, lagos, igarapés e poças. Além do mural, são fornecidas ilustrações impressas de 50 espécies de peixes. A proposta deste mural é que seja usado em sala de aula para que estudantes participem da inserção das espécies de peixes de acordo com a biologia das espécies de peixes. Ao final da atividade, a Coleção Escolar torna-se um mural composto pela paisagem com diferentes ambientes e espécies de peixes amazônicos.
Público-alvo: estudantes do ensino médio
Como citar: Darski-Silva, B. 2022. Coleção Escolar “Onde vivem os peixes na Amazônia?”. Tefé: IDSM.
O material Manual de Uso da Coleção Didática de Peixes reúne as informações básicas para o uso e manutenção de duas coleções didáticas que foram doadas para as instituições de ensino contempladas no projeto. Estas coleções didáticas de peixes são compostas por espécimes (indivíduos) de peixes que foram coletados em atividades de pesquisa e posteriormente fixados em formol e armazenados em potes de vidro com álcool etílico 70%.
Público-alvo: estudantes do ensino técnico e superior
Como citar: Darski-Silva, B., Vieira, T. M., Hercos, A. P. 2022. Manual de Coleção Didática de Peixes. Tefé: IDSM.
Como material de suporte à 1ª Oficina de Coleções Biológicas, foi produzido um infográfico sobre o conceito de coleções biológicas, seus usos e sua importância.
Como citar: Darski-Silva, B. 2022. Infográfico Coleções Biológicas. Tefé: IDSM.
Referências bibliográficas utilizadas na criação dos materiais educativos sobre coleções biológicas.
Diversidade de peixes amazônicos e importância de coleções biológicas no desenvolvimento de pesquisas e práticas de ensino foram os temas centrais da 1ª Oficina de Coleções Biológicas (1ª OCB), um evento de popularização de ciência que ocorreu entre 14 e 30 de novembro de 2022 na cidade de Tefé, Amazonas. O objetivo da 1ª OCB foi fortalecer as ações de democratização da produção e do acesso ao conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado do Amazonas.
Os materiais educativos produzidos no âmbito deste projeto foram a base para a realização de palestras e minicursos da 1ª OCB, os quais foram oferecidos para educadores e estudantes. As atividades da oficina ocorreram em diferentes locais, como o Centro de Estudos Superiores de Tefé – Universidade do Estado do Amazonas (CEST-UEA), o Instituto Federal Amazonas (IFAM campus Tefé), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), além de três escolas na cidade de Tefé, Escola Estadual Getúlio Vargas, Escola Municipal Mayara Redmam Abdel Aziz e Escola Municipal Colônia Ventura. Participaram das atividades da oficina cerca de 100 profissionais da educação do Ensino Fundamental e Médio de Tefé, além de 70 estudantes da UEA e IFAM.
palestra
PEIXES AMAZÔNICOS E COLEÇÕES BIOLÓGICAS EM SALA DE AULA
Ementa: Apresentação sobre a biodiversidade de peixes amazônicos, processo de descobrir e organizar registros de espécies novas, conceito de coleções biológicas, coleções científicas e didáticas, as principais coleções científicas da região amazônica e do Brasil. Discussão de atividades para levar o mundo dos peixes e das coleções biológicas para a sala de aula. Apresentação do material didático Álbum de figurinhas “Minha Coleção de Peixes” e Coleção Escolar “Onde vivem os peixes na Amazônia?”. Construção de narrativas e curiosidades sobre os peixes amazônicos a partir das perspectivas professores(as) e demais profissionais da educação e discussão sobre transformar estes conhecimentos em atividades de ensino em diferentes disciplinas e em múltiplas etapas da formação escolar. Orientação de uso da coleção didática para professores(as) do ensino técnico e superior.
Público-alvo: professores(as) e demais profissionais da educação do ensino fundamental, médio, técnico e superior.
Ministrantes: Bianca Darski, Daiana Guedes e Tatiana Vieira.
MINICURSO
Peixes amazônicos: quem são eles e quantos são?
Taxonomia e classificação de peixes amazônicos
Ementa: O conhecimento atual sobre a diversidade de peixes na Amazônia está longe de ser adequado, e as estimativas sobre o número de espécies de peixes existentes neste bioma variam muito. No entanto, é amplamente aceito que existem hoje aproximadamente 2.700 espécies de peixes já descritas vivendo na Bacia Amazônica, e que este número deverá aumentar sensivalmente nos próximos anos. Embora algumas áreas da Amazônia Central, e de suas várzeas, tenham sido intensamente pesquisadas durante o último meio século, algumas destas áreas permanecem virtualmente desconhecidas ou muito pouco conhecidas para a ciência. Este minicurso apresenta um histórico dos estudos sobre a ictiofauna da região do Médio Solimões, mostrando seu conhecimento atual. Atividade prática: classificação e registro de espécies de peixes em coleções científicas e visita à Coleção de Peixes do IDSM.
Público-alvo: estudantes de nível técnico e/ou superior de curso de biologia, ciências naturais e áreas afins.
Ministrantes: Alexandre Hercos, Bianca Darski, Diego Mendes, Flávia Nonato, Jonas Oliveira.
MINICURSO
COLECIONAR PARA QUÊ?
A contribuição de coleções biológicas para o avanço e popularização da ciência.
Ementa: Apresentação da importância da criação e manutenção de coleções biológicas, bem como a contribuição de coleções para pesquisas científicas e atividades de ensino. Apresentação das coleções científicas existentes no Instituto Mamirauá e no estado do Amazonas e também as principais coleções do Brasil. Questões éticas e legais de coleta de material biológico, armazenamento e catalogação de materiais para coleções. Conceito e métodos de divulgação científica e como as coleções e museus de história natural contribuem para o avanço e para a popularização da ciência. Atividade prática: visita guiada por especialistas às coleções científicas do Instituto Mamirauá e à biblioteca Henry Bates para que os(as) participantes tenham acesso aos diversos materiais de divulgação científica disponíveis no Instituto Mamirauá.
Público-alvo: estudantes de nível técnico e/ou superior de curso de biologia, ciências naturais e áreas afins.
Ministrantes: Bianca Darski, Daiana Guedes, Graciete Rolim, Priscilla Carvalho, Tatiana Vieira e Wellington Nascimento.
coleção na prática
DOAÇÃO DE UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PEIXES
Esta atividade foi composta da doação de duas coleções didáticas de peixes para uso de profissionais da educação e estudantes da UEA e IFAM de Tefé. O Instituto Mamirauá possui um Acervo Biológico com diversos espécimes catalogados de diferentes grupos taxonômicos e conta com mais de 10 mil exemplares de peixes. A proposta de doação de uma coleção teve origem na ampla diversidade de espécies presente na região do médio Rio Solimões e na disponibilidade do Instituto Mamirauá, por meio do Grupo de Pesquisa em Biologia e Ecologia de Peixes, em realizar a doação de exemplares de peixes para a montagem de coleções didáticas em instituições de ensino superior de Tefé. Cada coleção é composta por espécimes (indivíduos) de peixes previamente coletados em expedições científicas, fixados em formol, conservados em álcool etílico, e tombados na Coleção de Peixes do IDSM. Compõem cada coleção didática também o Manual de Uso da Coleção Didática de Peixes e a planilha de informações de cada lote da coleção.
Público-alvo: professores(as) e demais profissionais da educação do ensino técnico e superior.
Executores: Alexandre Hercos, Bianca Darski, Daiana Guedes, Diego Mendes, Flávia Nonato, Jonas Oliveira e Tatiana Vieira.
“Espero que a 1º OCB tenha promovido o enriquecimento do material de ensino de professores(as), além da troca de saberes entre pesquisadores(as), educadores(as) e estudantes em Tefé. Considero fundamental a manutenção de coleções científicas e didáticas íntegras, acessíveis e conectadas à sociedade”
Bianca Darski Silva, coordenadora do projeto.
A 1ª Oficina de Coleções Biológicas foi uma realização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Universidade do Estado do Amazonas, Instituto Federal do Amazonas e contou apoio da FAPEAM, SEDECTI e Governo do Estado do Amazonas, por meio do edital n.º 001/2022 (Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação – POP C, T & I), e Rede Conexões Amazônicas.
A realização da 1ª OCB oferece a oportunidade de criação de novas edições em anos seguintes com foco em outros grupos taxonômicos, como plantas, insetos, aves, mamíferos, anfíbios, répteis, entre outros.
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Web designer - Universidad Autonoma de Barcelona (UAB)
Ilustrações e projeto gráfico
Registro fotográfico
Divulgando ciência e criando redes de colaboração