Orientações a autores/as

Orientações a autoras e autores

Caro(a) divulgador(a) científico(a), caso queira publicar o seu trabalho conosco, por favor entre em contato conosco pelo nosso e-mail (contato@conexoesamazonicas.org) ou com algum dos(as) participantes da rede. Abaixo seguem algumas orientações para o seu texto de divulgação científica a ser publicado pela Rede Conexões Amazônicas, o qual será revisado pela equipe da rede.

  1. Escolha um título que seja atrativo para o público geral (adulto, universitário ou não) e preferencialmente com frase única, sem dois-pontos. Limite máximo de 70 caracteres com espaço

  1. Textos curtos têm maior chance de serem lidos até o final, por isso solicitamos que seu texto não ultrapasse 5.000 caracteres com espaço, além de duas a quatro imagens (fotos, mapas, gráficos, etc.) com legendas simples e de fácil compreensão. Indique também o autor das imagens e/ou link de referência, se houver. Por favor, evite a criação de subtítulos no texto. O limite de caracteres não inclui as sessões dos itens 5, 6 e 7.

  1. Use uma linguagem simples e, de preferência, adicione links ao longo do texto que remetem a outras páginas e que possam ajudar na compreensão do tema. Evite citar artigos diretamente, como “segundo Silva et al. (2020)”. Caso queira fazer uma citação de um artigo, dê preferência para uma forma mais direta, como: “de acordo com o trabalho realizado por pesquisadoras da UFPA do Departamento de Ecologia”. O link do trabalho citado será inserido posteriormente.

  1. A primeira imagem que for inserida no texto será a imagem que aparecerá juntamente com o link da publicação quando ela for compartilhada no Facebook e Whatsapp. Por isso, sugerimos que esta imagem seja atrativa, pois isto aumenta a chance do link ser acessado. 

  1. Preencha a seção Ciência se faz com parceria. Forneça uma breve descrição de quem mais participa (ou participou) do projeto a que a pesquisa pertence, bem como as agências financiadoras, etc.

  1. Preencha a seção Quer saber mais? Acesse os materiais abaixo! Forneça links para materiais adicionais úteis, como artigos científicos, site de laboratórios ou grupos de pesquisa, matérias de jornais e outros links que sejam relevantes para o tema tratado no texto. Evite ultrapassar seis referências. 

  1. Preencha a seção Perfil. Envie uma foto sua e uma ou duas frases curtas sobre sua formação/atuação (em torno 300 caracteres com espaço). Exemplo: “Junior Chuctaya é biólogo pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM, Peru), mestre em Biologia Animal (UFRGS) e doutorando em Biologia Animal (UFRGS). É também pesquisador associado do Departamento de Ictiologia do Museu de História Natural da UNMSM. Veja mais no Currículo Lattes e ResearchGate.”

  1. Envie os links do seu Lattes, ResearchGate e site pessoal (se houver). Caso queira adicionar o seu e-mail, inclua o endereço no texto.

  1. Material para as redes sociais (opcional):
    • Adicione um texto curto (cerca de 350 caracteres com espaço) com uma curiosidade sobre sua pesquisa ou uma indicação de iniciativas relevantes a serem divulgadas, para auxiliar a publicação de conteúdos relacionados à sua pesquisa nas redes sociais do Conexões Amazônicas. É possível também divulgar algo sobre o seu grupo de pesquisa ou instituição. Exemplo: “Você conhece a RAS? A Rede Amazônia Sustentável é formada por pesquisadores(as) distribuídos(as) em universidades do mundo todo e que buscam, através da pesquisa, conhecer a biodiversidade e os processos fundamentais para a existência e permanência das florestas. O foco principal da RAS é o fortalecimento da sustentabilidade na região amazônica.”
    • Se tiver interesse, envie um vídeo seu de 20 segundos em formato retrato para ser postado nas redes sociais. Neste vídeo a proposta é que você possa se apresentar, falar brevemente sobre sua pesquisa e convidar o público a ler seu texto no Blog do Conexões Amazônicas! Nossa equipe fará a edição do vídeo necessária para as diferentes redes sociais. Veja um exemplo nesta postagem do texto de Aline Meyer-Oliveira.
    • Indique o nome do seu perfil/página nas redes sociais (caso você tenha) e de outras pessoas, grupos e instituições que possam se interessar em sua pesquisa, para que divulguemos com eles. Iremos marcar estes perfis nas publicações no Facebook, Instagram e Twitter. Compartilharemos a publicação nestas páginas também. Exemplo de perfis e páginas que aumentam a visibilidade: marcar nas redes sociais o seu laboratório, projeto, grupo de pesquisa, instituição que apoiou a pesquisa, etc. 

  1. Versão em inglês: O site da rede Conexões Amazônicas está disponível tanto em português quanto em inglês (acesse a versão em inglês aqui), o que aumenta bastante o alcance das divulgações. A tradução do texto para o inglês é opcional, porém fortemente recomendada. Se você tiver interesse em publicar seu texto também em inglês, solicitamos que a versão em inglês seja enviada no mesmo prazo de entrega do texto em português. As duas versões serão revisadas pela equipe do Conexões Amazônicas. Por favor, não se esqueça de enviar também as figuras e suas respectivas legendas e demais seções do texto em inglês. 

  1. Envie o texto principal, a legenda das imagens e o texto com a curiosidade em apenas um arquivo Word ou o editor de texto de sua preferência. Envie também as imagens em arquivos separados, indicando no texto o local de inserção de cada imagem. Imagens no formato paisagem ficam esteticamente melhores ao longo do texto do que as em formato retrato. Não é necessário formatar o texto. A formatação será feita diretamente pela equipe da Rede Conexões Amazônicas. Caso opte por publicar o seu texto também em inglês, por favor, envie em um arquivo Word separado da versão em português. 

  1. O e-mail para o envio do texto e demais anexos é editorial@conexoesamazonicas.org 

Qualquer sugestão sobre como melhorar a formatação e o conteúdo do site será bem-vinda! 

Equipe Rede Conexões Amazônicas