Quem Somos

About us

A Rede Conexões Amazônicas é uma Organização da Sociedade Civil criada para facilitar a comunicação sobre a ciência feita na Amazônia. Conectamos pessoas curiosas, criativas e interessadas pela Amazônia. Acreditamos que o conhecimento científico pode ser comunicado de forma simples, leve e acessível. Com informação de qualidade e embasamento científico, buscamos colaborar para uma sociedade justa e saudável.

O que fazemos

As atividades da Rede Conexões Amazônicas envolvem a popularização da ciência através da geração de conteúdos para sites, redes sociais e outros meios, incluindo a elaboração e publicação de artigos de divulgação científica e conteúdos educativos, e realização de eventos sobre ciência.

Conectados pela Amazônia, acreditamos que a divulgação científica vai muito além da comunicação: é também uma ferramenta para formação de cientistas. Por isso, o conteúdo gerado pela Rede Conexões Amazônicas é feito principalmente por cientistas, com suporte de educadores, comunicadores e demais pessoas, que valorizam uma comunicação sobre ciência de forma realmente acessível para diversos públicos.

Nossos objetivos​

Buscamos superar a desinformação através da popularização da ciência sobre a temática amazônica. Trabalhamos para facilitar a comunicação entre cientistas, comunicadores e a comunidade em geral, e para incentivar a valorização da ciência, a conservação da sociobiodiversidade e o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Nossa estrutura

Edição e revisão de artigos de divulgação científica.

Criação e curadoria de materiais educativos.

Estabelecimento de parcerias com outras instituições.

Criação e publicação de conteúdo, divulgação dos produtos e ações desenvolvidas.

Gerenciamento administrativo e financeiro.

Acompanhamento e acolhimento das pessoas que compõem a rede, e gerenciamento do programa de voluntariado.

Nossa história

2019

A Rede Conexões Amazônicas nasceu em 2019, um ano marcado por imagens de uma Amazônia em chamas. A partir desse cenário desesperador, estudantes, professores(as) e pesquisadores(as), de diferentes áreas e interessados(as) pela Amazônia, decidiram se reunir na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

A união entre biólogos(as), engenheiros(as), geólogos(as), sociólogos(as) e jornalistas resultou em um evento de divulgação científica chamado Conexões Amazônicas UFRGS. Foi uma forma de mostrar, sob outra perspectiva, a “Amazônia em chamas” dos noticiários. E foi também o jeito que encontramos para nos fortalecer diante da realidade catastrófica que se apresentava.

Comissão Organizadora do evento de divulgação científica “Conexões Amazônicas – UFRGS” em Porto Alegre (RS), 2019.

2020

O ano de 2020 foi tremendamente mais desafiador do que 2019. A pandemia da covid-19 mudou radicalmente a rotina de muitas pessoas. O negacionismo científico escancarou a necessidade de romper a barreira da comunicação entre cientistas e público geral. Nesse contexto, as conexões virtuais se intensificaram e, assim, desenvolvemos nossas primeiras linhas de atuação: editorial e comunicação. Lançamos o desafio para que cientistas explicassem suas pesquisas em textos simples, sucintos e com imagens atrativas. Dessa forma nasceu o Blog Conexões Amazônicas.

2021

Publicamos 45 artigos de divulgação científica no Blog Conexões Amazônicas. Realizamos um evento online chamado Amazônia Interdisciplinar e participamos de eventos externos divulgando a ciência sobre a Amazônia. Nossa equipe, que no início era composta por cientistas da UFRGS, com o tempo passou a incluir em grande parte pesquisadores e pesquisadoras dos estados amazônicos do Brasil e também de outros países.

2022

A Rede Conexões Amazônicas foi institucionalizada e nos tornamos uma Organização da Sociedade Civil (OSC), uma associação privada sem fins lucrativos. Neste ano publicamos 15 artigos de divulgação científica no Blog Conexões Amazônicas. Desenvolvemos o eixo de atividades Conexões Educativas e criamos, em parceria com outras instituições, nosso primeiro produto educacional, o Almanaque Tem Cientista Aqui!

2023

Estamos em fase de consolidação da estrutura da associação Rede Conexões Amazônicas. Seguimos com as publicações de artigos de divulgação científica, escritos por cientistas, em nosso site. No eixo Conexões Educativas, publicamos um conjunto de materiais educativos sobre Coleção Biológica de Peixes, em parceria com outras instituições. Firmamos parceria com duas instituições: Museu do Amanhã e Portal da Amazônia. No Museu do Amanhã somos uma das instituições que fazem parte da experiência IRIS+. Pelo Portal da Amazônia, em breve teremos uma coluna sobre o dia a dia de cientistas que atuam na Amazônia.